sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"Adélias, Marias, Franciscas..." em cartaz, no Depósito de Teatro



com Maria Falkembach
inspirado na obra de Adélia Prado


“É em sexo, morte e Deus que eu penso invariavelmente todo dia”.

"Adélias, Marias, Franciscas..." é um espetáculo contemporâneo, que faz um passeio entre a dança e o teatro, transcriando através da linguagem cênica, a obra singular da escritora Adélia Prado.
Um mundo complexo, entrelaçado, onde tudo transmuta. A dor, o êxtase espiritual, o gozo carnal, se confundem, tem a mesma origem: o homem e a vontade divina.
Utilizando fragmentos da prosa, da poesia, de músicas, do corpo, da ação, da voz, da dança, do personagem, a atriz busca sentido para seu trabalho e para esse mundo descrito.



MARIA FALKEMBACH é Mestre em Teatro pela UDESC e Professora de Interpretação do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. No mestrado desenvolveu sua pesquisa sobre dramaturgia do corpo e a “transcriação intersemiótica” como modo de ampliar as possibilidades de criação do ator e do bailarino. É atriz e bailarina e professora do Depósito de Teatro desde sua fundação, em 1996.

ADÉLIA PRADO (1935), nasceu em Divinópolis, Minas Gerais. Leva uma vida pacata naquela cidade do interior. Foi professora nos vários níveis de ensino e, apesar de sentir-se atraída pela escrita literária desde criança, só foi dedicar-se inteiramente a ela a partir de seus 40 anos, quando se descobre poeta. Segundo Carlos Drummond de Andrade, “um fenômeno poético”. Ela revela o que há de solene e corriqueiro na vida comum, de gente comum, e produz uma poesia confessional, explícita e transparente.


Dramaturgia do Corpo e Reinvenção de Linguagem

FALKEMBACH, Maria F. Dramaturgia do corpo e reinvenção de linguagem: transcriação de retratos literários de Gertrude Stein na composição do corpo cênico. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro - Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, 2005.

Resumo
O presente estudo elabora uma reflexão sobre a arte do ator-dançarino na composição da dramaturgia do corpo e aponta a transcriação intersemiótica como um meio de ampliação das possibilidades de configuração de linguagens cênicas. Entendendo a criação do ator-dançarino por vias do pensamento criativo sobre a materialidade do corpo numa perspectiva de reinvenção da linguagem, discute-se o conceito de dramaturgia como articulação estética na arquitetura viva do corpo cênico. Apresentam-se princípios da teoria do movimento de Rudolf Laban (fatores do movimento, esforço e arquitetura viva) como fundamentos para a articulação dramatúrgica e do estudo comparativo entre a dramaturgia do corpo e outras artes, tais como a literatura e a pintura. Em termos aplicativos, a pesquisa apresenta reflexões desenvolvidas sobre uma experiência prática de transcriação de retratos literários de Gertrude Stein, buscando analisar a apropriação dos procedimentos de composição literária na ampliação do conhecimento dos princípios específicos de configuração da dramaturgia do corpo.

Palavras-chave: Dramaturgia do corpo. Ator-dançarino. Transcriação. Gertrude Stein. Rudolf von Laban.

Abstract
The present study develops a reflection about the actor-dancer's art, that arises from the process of composing body dramaturgy and points to inter-semiotic transcreation as a way of widening the possibilities of scenic language configuration. Assuming the creation of the actor-dancer through the ways of the creative thinking on body's materiality in a perspective of language reinvention, it discusses the concept of dramaturgy as an esthetic articulation in the living architecture of the scenic body. The paper presents principles of Rudolf Laban's movement theory (motion factors, effort and living architecture) as the basis for the dramatic articulation and the comparative study among body dramaturgy and other artistic expressions - like literature and painting, for instance. In applicable terms, the research presents reflections developed after a practical experience of Gertrude Stein's literary portraits transcreation, attempting to analyze the appropriation of literary composing procedures in the widening of knowledge of the specific configuration principles of the body dramaturgy.

Keywords: Body dramaturg. Actor-dancer. Transcreation. Gertrude Stein. Rudolf von Laban.

PDF da dissertação