sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"Adélias, Marias, Franciscas..." em cartaz, no Depósito de Teatro



com Maria Falkembach
inspirado na obra de Adélia Prado


“É em sexo, morte e Deus que eu penso invariavelmente todo dia”.

"Adélias, Marias, Franciscas..." é um espetáculo contemporâneo, que faz um passeio entre a dança e o teatro, transcriando através da linguagem cênica, a obra singular da escritora Adélia Prado.
Um mundo complexo, entrelaçado, onde tudo transmuta. A dor, o êxtase espiritual, o gozo carnal, se confundem, tem a mesma origem: o homem e a vontade divina.
Utilizando fragmentos da prosa, da poesia, de músicas, do corpo, da ação, da voz, da dança, do personagem, a atriz busca sentido para seu trabalho e para esse mundo descrito.



MARIA FALKEMBACH é Mestre em Teatro pela UDESC e Professora de Interpretação do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. No mestrado desenvolveu sua pesquisa sobre dramaturgia do corpo e a “transcriação intersemiótica” como modo de ampliar as possibilidades de criação do ator e do bailarino. É atriz e bailarina e professora do Depósito de Teatro desde sua fundação, em 1996.

ADÉLIA PRADO (1935), nasceu em Divinópolis, Minas Gerais. Leva uma vida pacata naquela cidade do interior. Foi professora nos vários níveis de ensino e, apesar de sentir-se atraída pela escrita literária desde criança, só foi dedicar-se inteiramente a ela a partir de seus 40 anos, quando se descobre poeta. Segundo Carlos Drummond de Andrade, “um fenômeno poético”. Ela revela o que há de solene e corriqueiro na vida comum, de gente comum, e produz uma poesia confessional, explícita e transparente.