sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Posso Roubar seu Movimento? mais informações

Oficina Montagem, ministrada por Maria Falkembach, na qual os alunos participarão da construção e da realização de uma performance. Uma reflexão na trama do movimento.

Inscrições pelo fone 3284.2000

De 3 à 611 das 18h30 às 21h30
no SESC (av. Alberto Bins, 665)
Dia 7/11 às 15h na Esquina Democrática
Dia 09/11 às 17h no Parque Farroupilha


(atividade da MOSTRA SESC DIÁLOGOS DA DANÇA)

Maria é atriz, bailarina, professora, Mestre em Teatro pela UDESC. Foi professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e atualmente é professora convidada do curso de Mestrado Profissional em Dança da Universidade Nacional da Costa Rica. Foi fundadora do grupo Depósito de Teatro, com o qual realizou 9 espetáculos entre dança e teatro. Desenvolve as pesquisas sobre dramaturgia do corpo, transcriação e sobre a intertransculturalidade na criação cênica.

Argumento da performance:
Nossas relações acontecem no espaço, entre a matéria. Uma trama de significados é construída no vazio e no silêncio. O movimento revela o invisível e essas relações. A vida, mais ínfima, sutil e frágil, é Movimento.
Atores e bailarinos improvisam, a partir de movimentos codificados e movimentos roubados do público. Os movimentos codificados são o resultado da reflexão do grupo durante a criação. Reflexão que constrói conhecimento e pensamento no e pelo corpo.
Ao mesmo tempo em que agem-dançam e expressam suas reflexões, compartilham este processo com o público.

Objetivos da Oficina Montagem:
- promover uma reflexão, através da linguagem performática, sobre os padrões de movimento contemporâneos (tanto na vida, quanto na arte);
- aproximar o público do processo de busca pela invenção da linguagem, e do processo de reflexão, da dança contemporânea;
- promover uma intensa experiência para bailarinos, provocando, no processo criativo, a ampliação do pensamento sobre dança, na relação com a sociedade.
Princípios de reflexão que orientam a performance:
- confronto entre movimentos codificados e movimentos ditos “naturais”;
- compreensão do outro a partir da compreensão do movimento;
- relação entre padrões de movimento, padrões de discurso e padrões de visão de mundo.
Princípios técnicos de criação:
- improvisação a partir da técnica de viewpoints;
- princípios de análise do movimento de Rudolf Laban;
- transcriação.

2 comentários:

Mayara Faria disse...

Oi Maria!

É preciso ter alguma experiência com teatro para participar do teu curso? Sou cantora e queria ter práticas de encenação para melhorar a minha performance.

Abs

Maria Falkembach disse...

Oi, Mayara,
não é necessário ter experiência com teatro. Porém este curso, na Mostra do SESC, já iniciou. De fato, termina hoje. Amanhã vamos fazer a primeira performance.
É deste curso que estás falando?
Maria.