Está aberto o espaço de reflexão sobre o cenário e o figurino do espetáculo Penélope Bloom.
As imagens são obras de artistas surrealistas que estão nos servindo de inspiração para a plástica cênica. Na postagem chamada Penélope Bloom – o Projeto, entre outras coisas, no item 4.2, estão as primeiras idéias sobre a concepção de cenário e figurino.
A carta abaixo foi escrita para o Rudinei, nosso cenógrafo, no dia 6 de outubro de 2007. Transcrevo a carta aqui para que tenhamos um espaço no Blog para debater as idéias sobre cenário e figurino.
Rudi,
Estou aqui com o Bejarano. Meu último dia de Costa Rica. Estamos conversando sobre o cenário do espetáculo. Bom, agora parece que temos que começar a fazer, para estrear em abril. Como o Bejarano só estará aí em março, nós vamos ter que ir construindo antes. Tudo tem que estar pronto até dezembro, na apresentação do trabalho da Júlia, pois em janeiro eu venho para a Costa Rica novamente. 4 pontos que estamos pensando:
1. Ele pede que tu comece, o quanto antes a resolver as estruturas da cama, da escada, da janela, da porta, estudar uma forma que sejam estruturas desmontáveis, e pede um desenho com essa proposta. A escada modelo é a da USINA só que vai ser cortada em dois metros e meio, mais ou menos.
2. Sobre o piano: encontramos aqui uma pianola da universidade que nos emprestaram. Mas parece que não podemos levar. Então estou levando as fotos do instrumento para pesquisarmos se encontramos algo aí. O Leandro disse: “tem um pianista, construtor de instrumentos, etc, chamado Eldad Chapter... Posso conseguir o telefone dele para fazermos a pianola...”
3. E ainda uma idéia da parte mais estética do cenário. Por exemplo, falou agora do corrimão da escada ter um desenho parecido com o da cama.
4. ensaiar comigo e com a Júlia para irmos encontrando os "pequenos momentos mágicos" relacionados com a estética surrealista. (Gibraltar, o filhinho morto, a mãe dela, o Cabaré, o modo que Molly constrói o caminhar de Leopold em Dublin). Talvez uns 5 momentos. Isso teria que ser construído junto com o figurino: pequenos elementos que vão construindo e criando pequenos cenários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário